Janja se desculpa por calor em evento em Belém (PA) e aborda crise climática na Amazônia. Primeira-Dama ouve artistas e mulheres na COP30.
Na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a primeira-dama se desculpou formalmente com um grupo de artistas durante um evento ocorrido em Belém (PA). A temperatura elevada, considerada “bastante quente”, foi o motivo do pedido de desculpas. A representante expressou que o problema é uma realidade diária para as comunidades da Amazônia, que sofrem com os impactos da crise climática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quero pedir desculpa porque eu sei que o dia hoje foi um pouco quente, bastante quente aqui na COP e estamos tentando resolver. A gente sabia das dificuldades de trazer a COP para Belém e que essa era uma das dificuldades que a gente sabia que poderia acontecer.
Eu não tenho gestão sobre isso, mas de qualquer forma me sinto na obrigação de pedir desculpa para vocês por esse calor que estamos vivendo aqui”, declarou durante o painel “Narrativas e histórias para enfrentar a crise climática”.
Ao lado de Janja, estavam a ministra da Cultura, Claudia Roth, a ex-ministra da Cultura e de Mídias da Alemanha, o líder indígena Davi Kopenawa, os atores Kleber Toledo e Giovanna Nader, e a ativista Kumi Naidoo.
Janja, como enviada especial para as mulheres da COP30, relatou ter visitado todos os biomas brasileiros, com o objetivo de ouvir as experiências de outras mulheres e seus desafios diante das mudanças climáticas. “A gente não foi falar, a gente foi ouvir”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira-dama enfatizou que a COP30, conforme o presidente tem mencionado, busca ser uma plataforma de “verdade, das pessoas e dos povos, dos movimentos coletivos, de construção conjunto e das soluções locais trazidas para o âmbito global”.
Janja informou que as viagens foram documentadas em um minidocumentário intitulado “As vozes do bioma”, que será lançado em sua página no Youtube.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!