Janja Lula Destaque na COP30 supera autoridades do Congresso e STF em eventos da Cúpula Climática. Primeira-dama acompanha Lula e se destaca em eventos da COP30
Durante a Cúpula de Líderes da COP30, a primeira-dama Janja Lula da Silva ocupou um papel de destaque significativo, ultrapassando em importância figuras como o presidente da Câmara dos Deputados (Republicanos-PB), o presidente do Senado (União Brasil-AP) e o presidente do STF, Edson Fachin, além de ministros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Janja permaneceu sentada ao lado do presidente Lula em eventos oficiais da cúpula climática, enquanto as maiores autoridades do Congresso Nacional foram relegadas a posições de segunda fila. Essa dinâmica se repetiu em diversas ocasiões durante os dois dias da cúpula.
A configuração observada incluiu autoridades internacionais como o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, além de representantes do Banco Mundial e outros chefes de Estado. Em sessões temáticas, Janja acompanhou o presidente Lula.
Em um fórum específico sobre o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, principal iniciativa do Brasil na COP30, a ministra do Meio Ambiente não alcançou o mesmo nível de visibilidade que Janja, que também se posicionou na segunda fila. Da mesma forma, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanhou o presidente em uma sessão sobre transição energética, também na segunda fila.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!