Janja Lula da Silva Compartilha Samba da Acadêmicos de Niterói no Instagram
Em um gesto de apoio à escola de samba que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já liderou, a primeira-dama Janja Lula da Silva compartilhou trechos do samba-enredo da Acadêmicos de Niterói em seu perfil no Instagram, na quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A publicação, feita nos stories, continha versos que incentivavam a perseverança: “Lute pra vencer, aceite se perder. Se o ideal valer, nunca desista”. Janja também repostou uma mensagem que afirmava: “a arte não é para os covardes”.
Acadêmicos de Niterói e o Desempenho no Carnaval
A Acadêmicos de Niterói encerrou o Carnaval de 2026 na última posição do Grupo Especial, após apresentar um enredo dedicado a Lula, o operário do Brasil. A escola, que já havia participado de competições anteriores, voltará a disputar a Série Ouro em 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Janja teria previsto desfilar no último carro alegórico, intitulado “Amigos de Lula”, mas optou por não participar, devido à preocupação com a possibilidade de perseguição à escola e para estar mais perto de sua família.
Reação da Comunidade e Avaliação da Liesa
Após a apuração, a Acadêmicos de Niterói publicou uma mensagem de agradecimento à comunidade, exaltando o desempenho da escola. A legenda incluía a pergunta: “Quanto vale entrar para a história?”. A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) avaliou o desempenho da agremiação, que obteve 264,6 pontos, o pior resultado desde 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
As notas mais baixas foram atribuídas à fantasia e às alegorias e adereços.
Comparativo com a Viradouro
A Viradouro, que obteve 270 pontos, superou a Acadêmicos de Niterói em 5,4 pontos. A Liesa confirmou que não houve perda de pontos para a Acadêmicos de Niterói, e que a Portela também recebeu a mesma avaliação. A avaliação da Liesa demonstra a competitividade do Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro.
