Janja Lula Comenta sobre Combustíveis Fósseis na COP30 em Belém

Janja Lula discute futuro dos combustíveis fósseis na COP30 em Belém. Primeira-dama comenta sobre a transição energética e a exploração de petróleo.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Primeira-dama Janja Lula da Silva Comenta sobre Combustíveis Fósseis na COP30

Na 5ª feira, 13 de novembro de 2025, em Belém, durante a COP30, a primeira-dama Janja Lula da Silva afirmou que a interrupção do uso de combustíveis fósseis não é uma possibilidade imediata. Ela participou de um painel de discussão realizado no pavilhão do governo federal, localizado na Zona Verde da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes da Conferência

A Zona Verde da COP30 é um espaço aberto a todos os interessados, abrigando pavilhões de diversas instituições e empresas. Em contraste, a Zona Azul é restrita a participantes com credenciamento, oferecendo salas de negociação diplomática e espaços para sessões de debates.

Comentários sobre Sustentabilidade

Janja Lula da Silva, juntamente com o secretário-geral da Presidência e o presidente da Itaipu Binacional, participou de um painel sobre sustentabilidade. A primeira-dama enfatizou que a transição completa para fontes de energia renovável não pode ser adiada para o futuro. “A gente não pode acreditar que semana que vem, assim que terminar a COP, a gente vai deixar de usar de fósseis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa ainda não é uma realidade”, declarou.

Reação a Preocupações Ambientais

A fala da primeira-dama ocorreu em resposta a comentários sobre a pesquisa de reservas de petróleo na Foz do Amazonas, que geraram preocupação entre ambientalistas. Apesar da defesa do governo brasileiro pela aceleração da transição para o uso de energia renovável, a questão da exploração de petróleo permanece um ponto de debate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Proposta de Transição Energética

O presidente do PT, em 24 de outubro, declarou que o Brasil “não vai jogar fora” a riqueza do petróleo. Ele propôs a criação de um fundo com os lucros da exploração para financiar a transição para o uso de energia renovável. Janja Lula da Silva reforçou a importância da proposta do presidente Lula, destacando a necessidade de construir um plano de transição energética.

Sair da versão mobile