Em 6 de outubro de 2025, a primeira-dama do Brasil, Janja, realizou uma viagem ao Rio de Janeiro, utilizando uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A iniciativa foi solicitada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (PC do B), e contou com a presença da ministra da Igualdade Racial (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo principal da viagem era a participação em uma conferência, conforme informado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Prioridades no Uso da Aeronave da FAB
De acordo com decretos existentes, o uso de aviões da FAB segue prioridades específicas. Emergências médicas ocupam a primeira posição, seguidas por razões de segurança. Viagens a serviço do governo são a terceira prioridade. O decreto exige que a autoridade que solicita a viagem comprove o motivo e registre detalhes como datas, horários e acompanhantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso haja vagas remanescentes, a autoridade solicitante é responsável por preenchê-las, garantindo que a aeronave esteja totalmente utilizada.
Ministério Enfatiza o Protagonismo Científico na Preservação dos Oceanos
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação destacou que a agenda oficial da primeira-dama teve como foco central o fortalecimento do protagonismo científico brasileiro na preservação dos oceanos. A viagem visava promover a ciência e a inovação na área da conservação marinha, buscando soluções para os desafios relacionados à saúde dos oceanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O Poder360 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Planalto para obter mais informações sobre a visita, mas ainda não obteve resposta até o momento da publicação deste relatório.
