Ex-Diretor do FBI, James Comey, é Denunciado por Falso Testemunho e Obstrução
O ex-diretor do Departamento Federal de Investigações dos Estados Unidos (FBI), James Comey, foi denunciado à Justiça na quinta-feira (25) por falso testemunho e obstrução de uma investigação no Congresso. A acusação surge em meio a críticas que apontam para a pressão do então presidente Donald Trump sobre o caso.
Trajetória Profissional de Comey
James Comey possui uma extensa carreira no serviço público e na área jurídica. Formado em Direito na Escola de Direito da Universidade de Chicago, Comey iniciou sua trajetória profissional em 1987, ingressando no Gabinete do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. Posteriormente, retornou ao governo americano em 1996, assumindo o cargo de procurador-geral assistente na Divisão de Richmond do Gabinete do Procurador-Geral dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia.
Investigações e Acusações
Durante sua atuação como procurador-geral assistente, Comey investigou o ataque terrorista às Torres Khobar, na Arábia Saudita, em 2003, que resultou na morte de 19 militares americanos. Em 2005, deixou o cargo para retornar ao setor privado. A denúncia atual se baseia em seu depoimento de 2020 ao Comitê Judiciário do Senado, onde negou ter autorizado vazamentos de informações à imprensa.
Reações e Consequências
Após ser indiciado, Comey publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, declarando-se inocente e expressando confiança no sistema judicial federal. A Promotoria alega que ele enganou o Congresso, e se condenado, pode enfrentar até cinco anos de prisão. A acusação se baseia em seu depoimento de 2020 ao Comitê Judiciário do Senado.