STF julga recurso de Bolsonaro: decisão final prevista para sexta-feira. Ministro Fux e outros ministros mantiveram a condenação no processo.
O julgamento do recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) está previsto para ser concluído nesta sexta-feira, 14, às 23h59. A decisão final, que encerra o processo, ocorrerá após o término do prazo máximo da sessão virtual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A defesa do ex-presidente tem argumentado que Bolsonaro não pode ser responsabilizado, alegando que centenas de pessoas presentes no local da invasão das sedes dos Três Poderes já foram condenadas por “dolo direto” e que ele não se encontrava no Brasil na data dos fatos.
Os ministros do STF, liderados pelo ministro Luiz Fux, mantiveram a condenação. Eles consideraram que os argumentos da defesa se limitam a “inconformismo” com o resultado do julgamento, sem apresentar evidências concretas de omissões ou contradições.
O ministro Alexandre de Moraes destacou que os atos de 8 de janeiro de 2023 foram identificados como uma etapa do plano de golpe liderado por Bolsonaro. A decisão do STF baseou-se nessa análise para determinar a responsabilidade do ex-presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!