Jafar Panahi enfrenta julgamento no Irã. Cineasta é chamado ao 26º Vara de Teerã para responder a acusação de propaganda. Diretor de “Foi Apenas um Acidente” enfrenta restrições de viagem
O cineasta iraniano Jafar Panahi, de 65 anos, está programado para ser julgado no Irã, no domingo (4). O julgamento ocorrerá na 26ª Vara do Tribunal Revolucionário Islâmico de Teerã, conforme informações enviadas à Reuters por um jornalista local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sessão judicial representa uma resposta ao recurso apresentado por Panahi contra a sentença de um ano de prisão imposta pelo governo iraniano. O diretor, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025 pelo thriller político “Foi Apenas um Acidente”, foi acusado de atividades de propaganda contra o regime.
Além da prisão, Panahi também teve sua liberdade de viagem restrita e foi impedido de participar de grupos políticos. A condenação, que incluiu Melhor Diretor e Filme Internacional em 1º de dezembro de 2025, gerou grande atenção internacional.
Não há confirmação sobre a presença do diretor no julgamento, com a possibilidade de ele ainda estar nos Estados Unidos, acompanhando a temporada de premiações. Panahi já cumpriu penas de prisão anteriormente, e suas obras frequentemente são censuradas ou banidas no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!