Jacob Frey, de 44 anos, conquistou sua terceira eleição como prefeito de Minneapolis. A vitória consolida sua posição na liderança da cidade. A candidatura de Frey recebeu o apoio do governador de Minnesota, Tim Walz, que concorreu à vice-presidência na chapa democrata para 2024, ao lado de Kamala Harris.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Discurso em Somali
Em seu discurso de vitória, Frey dedicou quase um minuto para se dirigir à comunidade somali presente. O prefeito falou em Somali, idioma oficial da Somália, onde Minneapolis abriga mais de 60 mil somalis, conforme dados da World Population Review, tornando-se a maior comunidade somali nos Estados Unidos.
Reações à Eleição
Após a eleição, diversas reações surgiram. O influenciador conservador Paul Szypula compartilhou o vídeo do discurso de Frey no X, comentando que a mensagem do democrata indicava que a cidade pertencia à Somália, e que a situação era “insana”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Críticas ao Discurso
O comentarista conservador Gerry Callahan também expressou sua opinião sobre o discurso de Frey, criticando o fato de o político, criado e educado na América, se prostrar diante de uma grande quantidade de estrangeiros.
Defesa do Uso do Idioma
Matt Walsh, apresentador de podcast, defendeu o uso do idioma somali por Jacob Frey, argumentando que políticos deveriam ser obrigados a falar inglês em situações oficiais, para garantir que todos os cidadãos americanos compreendam seus líderes eleitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Reações da Equipe do Prefeito
A equipe de Jacob Frey não emitiu declarações sobre as críticas recebidas após a eleição.
Próximos Passos
Jacob Frey deve assumir seu terceiro mandato em 1º de janeiro de 2026.
