Governo brasileiro acompanha com atenção acordo do Hamas, que aceitou em partes o acordo internacional.
O Itamaraty publicou uma nota neste sábado (4), manifestando-se sobre o plano de paz anunciado pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza. A declaração foi emitida após o Hamas acatar, em partes, a proposta, na sexta-feira (3).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No documento, o governo brasileiro reafirmou sua posição sobre a criação de dois Estados e disse que “acompanha com atenção” a situação.
A nota completa do governo detalha o acompanhamento da situação na Faixa de Gaza, após o anúncio do plano pelos EUA e a parcial aceitação do Hamas.
O Brasil espera que, com a implementação do plano, haja a cessação imediata dos ataques israelenses, a libertação dos reféns, a entrada de ajuda humanitária e o início da reconstrução do território sob supervisão palestina. A posição do governo também inclui a retirada das forças israelenses e a restauração da unidade política da Palestina.
O Brasil reafirma que o caminho para a paz duradoura no Oriente Médio é a implementação da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente, vivendo em paz e segurança com Israel, dentro das fronteiras de 1967, incluindo Gaza e a Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como capital. Adicionalmente, o governo brasileiro defende que qualquer Força Internacional de Estabilização necessita de um mandato aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!