Israel intensifica ataques em Líbano contra Hezbollah na região de Litani

Exército Israelense intensifica ataques no Líbano, com foco em Kafr Hata e áreas próximas ao rio Litani. Bombardeios visam infraestrutura do Hezbollah. Situação tensa na região

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ataques Israelenses Intensificam no Sul do Líbano

A agência de notícias libanesa Ani reportou que o exército israelense emitiu uma nova ordem de evacuação para um vilarejo localizado no sul do Líbano, devido a ataques contra a infraestrutura do Hezbollah. Os bombardeios ocorrem após o anúncio do exército libanês, na quinta-feira, 8 de novembro de 2024, de que o desarmamento do grupo pró-Irã, Hezbollah, no sul de Litani, a cerca de 30 quilômetros da fronteira com Israel, havia sido concluído, conforme o acordo de cessar-fogo estabelecido em novembro de 2024 entre Israel e o movimento libanês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Ani, “aviões de combate inimigos lançaram mais de dez bombardeios” contra o vilarejo de Kafr Hata (sul), ao norte do rio Litani, causando “danos significativos” a edifícios. A situação é tensa na região, com o exército israelense buscando neutralizar a presença do Hezbollah, que representa uma ameaça à segurança israelense.

O porta-voz do exército israelense em árabe, coronel Avichay Adraee, informou na rede X que a “infraestrutura militar” do Hezbollah em Kafr Hata seria atacada “em breve” em resposta às suas tentativas de restabelecer suas atividades na região. A declaração visa demonstrar a determinação do governo israelense em conter a influência do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Informações do Líbano registrou ataques israelenses em Mahmudiyeh, al-Dimasqiyeh e al-Bureij, além de outras localidades na região de Jezzine, sem relatos de vítimas. A maioria das localidades atingidas, incluindo Kafr Hata, está situada ao norte do rio Litani, uma área de grande importância estratégica devido à proximidade com Israel.

O exército israelense já havia anunciado ataques na quinta e sexta-feira, 9 de novembro de 2024, contra o Hezbollah em diversas áreas do sul do Líbano, atingindo “depósitos de armas e um local de produção de armamentos usados para reabastecimento e reforço militar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A operação demonstra a capacidade de resposta do exército israelense diante da persistência da ameaça.

Sair da versão mobile