Na noite de sábado, 18 de outubro de 2025, o Hamas entregou a Israel os restos mortais de mais dois reféns mantidos em Gaza. Os corpos foram entregues à Cruz Vermelha e, posteriormente, às Forças de Defesa de Israel (FDI), que os transportaram a um instituto forense para fins de identificação.
Autoridades israelenses anunciaram, no domingo, 19 de outubro, que os restos mortais identificados eram os de Ronen Engel, 54 anos, e Sonthaya Oakkharasri, 30 anos. A identificação foi realizada após exames no instituto forense.
Ronen Engel foi sequestrado de sua residência e, segundo informações, assassinado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Seu corpo permaneceu sob custódia na Faixa de Gaza até ser declarado morto em 1º de dezembro de 2023. A esposa de Engel, Karina, e suas filhas, Mika e Yuval, também foram sequestradas, mas foram posteriormente libertadas.
Um porta-voz do kibutz Nir Oz expressou a memória de Ronen como um homem de família dedicado, com características marcantes como otimismo, senso de humor e alegria de viver.
Sonthaya Oakkharasri, cidadã tailandesa, foi refém durante o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. O Ministério das Relações Exteriores da Tailândia declarou, em maio de 2024, que Oakkharasri era considerado morto.
LEIA TAMBÉM!
O Exército israelense informou as famílias dos reféns sobre o retorno dos restos mortais a Israel. Até o momento, o Hamas devolveu 12 dos 28 corpos de reféns mortos previstos no acordo de cessar-fogo com Israel, que entrou em vigor em 13 de outubro. Todos os 12 já foram formalmente identificados.