Islândia abandona Eurovision 2026 após decisão da EBU permitir participação de Israel. RUV anuncia desistência devido a preocupações internas.
A emissora pública islandesa, RUV, anunciou nesta quarta-feira (10) que não participará do Festival Eurovision em 2026. A decisão ocorre após a União Europeia de Radiodifusão (EBU) permitir a participação de Israel no concurso, que será sediado em Viena em maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão da RUV foi motivada por preocupações levantadas internamente, conforme declarado pelo diretor geral da emissora, Stefan Eiriksson, em um comunicado. Ele expressou que a situação se tornou insustentável devido ao debate público e à reação à decisão da EBU na semana anterior.
Inicialmente, a Islândia havia solicitado uma votação sobre a participação de Israel no Eurovision. No entanto, a EBU optou por não realizar essa votação, alegando que a medida seria utilizada para dissuadir governos de influenciar o processo de seleção de países participantes.
A Islândia, apesar de não ter conquistado o título de vencedor, alcançou um segundo lugar em 1999 e 2009 no Festival Eurovision. O concurso, que começou em 1956, atrai cerca de 160 milhões de espectadores em todo o mundo, segundo dados da EBU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!