Isaac Herzog cobra mudança no Irã e critica situação econômica e regime

Presidente de Israel, Isaac Herzog, espera mudança no Irã e critica situação no país. Protestos e crise econômica motivam manifestações no Irã.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Presidente de Israel Expressa Expectativa por Mudança no Irã

O presidente de Israel, Isaac Herzog, manifestou suas preocupações sobre a situação no Irã, afirmando esperar uma mudança estrutural no regime liderado pelo aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país. As declarações foram proferidas durante um painel de discussão em Davos, na Suíça, mediado pelo jornalista, em 22 de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Herzog destacou o sofrimento do povo iraniano, atribuído à escassez de alimentos, água e outros bens essenciais. Ele ressaltou que a única via de saída para a população iraniana é a mudança do regime. Durante o painel, o presidente também criticou a “grande hipocrisia” de quem defende a Palestina, questionando a ausência de manifestações públicas em apoio ao povo iraniano.

Críticas e Elogios ao Presidente Trump

O presidente Herzog elogiou o “incrível esforço diplomático” do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu plano de 20 pontos, que previa a criação de um governo tecnocrata e civil para a administração de Gaza. Ele enfatizou que o principal teste para essa fase do plano seria a saída do Hamas de Gaza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda fase do plano, conforme delineado por Herzog, envolveria a formação de um governo presidido por Trump, com os objetivos de desarmamento do Hamas, reconstrução do enclave e estabelecimento de um governo civil pós-guerra. O cessar-fogo entre Israel e Gaza, implementado em outubro de 2025, continuou a ser acompanhado por acusações mútuas de violações da trégua.

Protestos e a Situação no Irã

Os protestos no Irã, iniciados em 28 de dezembro de 2025, foram motivados pela grave crise econômica do país, caracterizada pela desvalorização da moeda, inflação de 42,2% (dados de dezembro de 2025) e aumento dos preços de bens essenciais. Comerciantes e trabalhadores se manifestaram, exigindo alívio econômico e reformas políticas e do sistema judiciário, buscando mais liberdade e criticando o governo de Khamenei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O Irã respondeu às manifestações com o uso de armas de fogo e gás lacrimogêneo, conforme informações da Human Rights Activists News Agency. O incidente ocorreu em 9 de janeiro.

A SpaceX, de Elon Musk, forneceu acesso à internet via satélite no Irã.

Sair da versão mobile