Irã usa TV estatal para apoiar manifestantes e criticar governo – Atualidades

IRIB transmite apoio a manifestantes no Irã; mensagens criticam regime e pedem união pela liberdade. Protestos deixam mais de 3.941 mortes, segundo ONG.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Irã Transmite Mensagens de Apoio a Manifestantes Através da TV Estatal

A televisão estatal do Irã, operada pela Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB), realizou uma transmissão inusitada no último domingo (18). A ação envolveu a veiculação de mensagens de apoio aos protestos que têm assolado o país desde o final de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A transmissão, que durou alguns minutos, destacou a presença de agentes de segurança utilizando uniformes que pareciam ser de origem iraniana.

As mensagens transmitidas criticavam o regime vigente e incluíam chamados à ação, direcionados a servidores públicos e militares, para que se posicionassem contra o governo. Paralelamente, vídeos do ex-príncipe herdeiro Reza Pahlavi foram exibidos, intensificando a mensagem de contestação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe de Pahlavi republicou as mensagens em suas plataformas de mídia social.

Uma das mensagens transmitidas dizia: “Não apontem suas armas para o povo. Unam-se à nação pela liberdade do Irã”. A agência de notícias americana Associated Press informou que a IRIB admitiu uma interrupção momentânea do sinal, atribuída a uma fonte desconhecida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Essa ação ocorreu em um contexto de crescente violência e protestos.

Dados da ONG Human Rights Activistis News Agency indicam que o número de mortes relacionadas aos protestos já ultrapassa os 3.941. O Irã e os Estados Unidos têm trocado acusações e ameaças de retaliação, com o Irã acusando os americanos de incitar os protestos.

A situação permanece tensa e complexa, com o governo iraniano buscando conter a onda de manifestações.

Sair da versão mobile