O clima de tensão entre o Irão e os Estados Unidos escalou nesta quarta-feira (28). O conselheiro do líder supremo do Irã, Ali Shamkhani, declarou que qualquer ação militar dos EUA seria interpretada como o início de uma guerra, desencadeando uma resposta militar imediata e abrangente do Irão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração enfatiza que não há espaço para manobras, e a resposta iraniana seria total e direcionada ao coração de Tel Aviv e a todos os que apoiam o que o Irão considera um agressor.
Ameaças e Retaliação
As declarações de Shamkhani surgem após o presidente americano, em uma publicação na Truth Social, alertar que um próximo ataque ao Irã “será muito pior” caso não haja acordo. A pressão para que o Irão se sente à mesa de negociações para um acordo sobre armas nucleares, sem armas nucleares, intensifica a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Irão demonstra estar preparado para responder de forma imediata e poderosa a qualquer agressão contra seu território, espaço aéreo ou águas.
Ataque de Junho e Reconstrução
Em junho, o país lançou um ataque a instalações nucleares iranianas, incluindo Fordow, Isfahan e Natanz, que era considerada a maior instalação de enriquecimento de urânio do Irão. Após o ataque, o presidente Masoud Pezeshkian anunciou que as instalações seriam reconstruídas “com mais força”, demonstrando a determinação do Irão em continuar seu programa nuclear.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Preparação para a Resposta
O ministro das Relações Exteriores do Irão, Abbas Araghchi, reforçou a prontidão do país para responder de forma imediata e poderosa a qualquer agressão. As Forças Armadas iranianas estão “preparadas — com o dedo no gatilho — para responder de forma imediata e poderosa a QUALQUER agressão contra nossa amada terra, ar e mar”, conforme declarado em postagens no X.
