Irã diz ter executado “importante” espião de Israel, Bahman Choubi Asl

Justiça iraniana acusa Bahman Choubi Asl de colaborar com inteligência israelense e ter acesso a dados secretos da República Islâmica.

1 min de leitura

Tehran (Iran (Islamic Republic Of)), 27/09/2025.- An Iranian woman walks past a billboard depicting late Hezbollah leaders Hassan Nasrallah (C) and Sheikh Safieddine (R) along with late Iranian Revolutionary Guards Corps (IRGC) Lieutenant General and commander of the Quds Force, Qasem Soleimani (L), in Tehran, Iran, 27 September 2025. According to state media, Iran has recalled its envoys to Britain, France, and Germany for consultations after the three countries (E3) initiated a 'snapback' process to restore UN sanctions over Iran's alleged failure to meet its nuclear program commitments. (Francia, Alemania, Reino Unido, Teherán, Hizbulá/Hezbolá) EFE/EPA/ABEDIN TAHERKENAREH

Execução de Espião Iraniano Revelada pelas Autoridades

O Irã anunciou nesta segunda-feira (29) a execução de Bahman Choubi Asl, identificado como “um dos espiões mais importantes” de Israel, condenado por acusações de colaborar com o serviço de inteligência israelense, o Mossad. A revelação marca a primeira vez que o governo iraniano menciona o nome do homem executado, embora detalhes sobre a data de sua detenção ainda não tenham sido divulgados pelo Poder Judiciário.

Conflito Israel-Irã e Promessas de Julgamentos

A execução ocorre em meio à tensão entre Irã e Israel, que se intensificou após uma guerra de 12 dias em junho, desencadeada por ataques israelenses contra áreas militares e nucleares no Irã. Em resposta, o Irã lançou mísseis e drones contra Israel.

Após o fim das hostilidades, o Irã prometeu julgamentos rápidos contra indivíduos suspeitos de colaborar com Israel. Essa promessa levou a diversas detenções e execuções de pessoas acusadas de trabalhar para o Mossad.

Acusações Contra Choubi Asl

Bahman Choubi Asl é acusado de colaborar “estreitamente” com a inteligência israelense, tendo tido “acesso privilegiado a bancos de dados vitais e soberanos” da República Islâmica. As acusações detalham o nível de envolvimento do homem com o serviço de inteligência israelense.

Execuções e Detenções em Contexto de Tensão

A execução de Choubi Asl se enquadra em uma série de execuções e detenções anunciadas pelo Irã, relacionadas a acusações de espionagem e colaboração com Israel. Anteriormente, o Irã executou Roozbeh Vadi, acusado de fornecer informações sobre um cientista nuclear morto durante a guerra.

LEIA TAMBÉM!

As autoridades iranianas continuam a investigar e julgar indivíduos suspeitos de vínculos com o Mossad, buscando responsabilizar aqueles que, segundo o governo, representaram uma ameaça à segurança nacional.

*Com informações da AFP

Sair da versão mobile