Irã avisa: Intervenção EUA pode levar a guerra regional! Aiatolá Khamenei emite alerta severo e critica Trump. Saiba mais.
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, em seu primeiro discurso público desde meados de janeiro, emitiu um alerta severo neste domingo (1º). A declaração ressalta que qualquer intervenção militar dos Estados Unidos resultaria em uma “guerra regional”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Khamenei enfatizou que os americanos precisam estar cientes das consequências de iniciar um conflito dessa natureza.
O aiatolá adicionou que os iranianos não devem temer a retórica de figuras como Donald Trump. A declaração ocorre em um contexto de crescente tensão entre os dois países, exacerbada por manifestações antigovernamentais que Khamenei classificou como um “golpe de Estado”.
Ele detalhou que os manifestantes atacaram forças policiais, centros governamentais, unidades da Guarda Revolucionária, instituições financeiras e locais de culto, chegando a incendiar cópias do Alcorão.
Khamenei descreveu a resposta das forças de segurança como uma medida necessária para reprimir o que ele considerou um ato de subversão. Ele ressaltou que as manifestações representaram uma tentativa de derrubar o governo, e que a segurança pública foi acionada para restaurar a ordem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fala do líder iraniano surge em um momento de incerteza, com o presidente americano Donald Trump mantendo a ameaça de um novo ataque contra a República Islâmica. No entanto, nas últimas horas, a diplomacia tem sido priorizada, com alguns indicando a busca por um acordo com Teerã.
Trump recentemente afirmou que uma grande frota naval está se movendo em direção ao Irã, embora tenha sugerido que o objetivo é alcançar um acordo.
A situação é complexa, com os Estados Unidos e potências ocidentais expressando preocupações sobre o programa nuclear iraniano. Teerã nega ter objetivos militares e afirma que seu programa é puramente civil. O jornal ultraconservador Kayhan publicou uma manchete que descreve a região como um local de perdas para os EUA.
A agência de notícias Mehr informou que Teerã está preparada para receber corpos de militares americanos, caso um ataque ocorra.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!