IPVA 2026: Veja prazos, formas de pagamento e descontos em São Paulo

IPVA 2026: Confira prazos e formas de pagamento! Proprietários de veículos em São Paulo devem ficar atentos às datas e opções para quitar o IPVA 2026.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

IPVA 2026: Atenção aos Prazos e Formas de Pagamento

O período para quitar o IPVA está se aproximando e é crucial verificar as datas de pagamento. Cada final de placa possui um calendário específico, exigindo atenção dos proprietários de veículos. Além disso, existem oportunidades de descontos para quem optar pelo pagamento à vista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 12, inicia-se o pagamento dos veículos com final de placa 1, representando a primeira parcela ou a opção de pagamento único com benefício de desconto. Os contribuintes de São Paulo contam com três modalidades para regularizar o IPVA 2026: pagamento integral em janeiro, que garante um desconto de 3%; pagamento total em fevereiro, sem a aplicação de desconto; ou parcelamento do tributo em até cinco vezes, contemplando os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

O cálculo do valor do IPVA é realizado com base no valor de mercado do veículo. Esse valor é determinado pela Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), geralmente referente aos meses de setembro a novembro do ano anterior. Por exemplo, em São Paulo, um Fiat Mobi fabricado em 2025, avaliado em R$ 60.496 segundo a tabela Fipe, está sujeito a uma alíquota de 4% devido à sua classificação como modelo flex, resultando em um IPVA de R$ 2.419,84 para 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações sobre as formas de pagamento do IPVA 2026 estão disponíveis no Portal da Fazenda de cada estado. A maioria dos portais oferece opções de pagamento via Pix e boleto bancário. O pagamento deve ser efetuado por meio de uma instituição financeira autorizada pelo estado.

O não pagamento do IPVA 2026 é obrigatório e pode resultar em multa de 7 pontos na carteira de habilitação do proprietário, além da apreensão do veículo. Portanto, o proprietário deve regularizar a contribuição até a data limite estabelecida pelo estado ou até o vencimento do licenciamento do veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile