IPVA 2026 SP: Calendário, Valores e Descontos Já Disponíveis!

IPVA 2026 SP: Calendário e valores já disponíveis! Consulte desconto de 3% e opções de parcelamento para o IPVA 2026 em São Paulo. Saiba como pagar!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

IPVA 2026 em São Paulo: Calendário e Valores Já Disponíveis

O governo de São Paulo divulgou o calendário e os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026. Os proprietários de veículos podem agora consultar o valor a ser pago no próximo ano, com opções de desconto e parcelamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Descontos e Parcelamento

O IPVA 2026 oferece um desconto de 3% para quem optar pelo pagamento em cota única em janeiro de 2026. Além disso, é possível parcelar o valor em até cinco vezes, com vencimento entre janeiro e maio de 2026. O parcelamento é disponível para débitos iguais ou superiores a um valor mínimo.

Calendário de Pagamento

O calendário de pagamento do IPVA 2026 é definido por final de placa. O pagamento à vista com desconto de 3% deve ser realizado em janeiro de 2026, seguindo o seguinte cronograma:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cálculo do IPVA e Tipos de Veículo

O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, utilizando alíquotas que variam conforme o tipo de veículo. Para carros de passeio, a alíquota padrão é de 4%. Para motos, a alíquota é geralmente de 2%, e para caminhões, a alíquota costuma ser de 1,5%.

O valor venal pode ser consultado na Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Consulta e Emissão da Guia

Para saber o valor exato do IPVA para o seu veículo, acesse o site da Sefaz-SP através do serviço de consulta de débitos. Utilize o número do RENAVAM e a placa do veículo para obter informações sobre o valor devido, prazos para pagamento e emitir a guia (boleto ou QR-code) para pagamento.

Alguns aplicativos particulares também oferecem esse serviço, mas é importante verificar a confiabilidade e o credenciamento.

Sair da versão mobile