IPVA 2026: Calendário, Desconto e Como Garantir Pagamento Sem Complicações

IPVA 2026: Calendário e Desconto! Planeje-se para antecipar o pagamento e garantir o desconto de até 20% oferecido por alguns estados. Saiba como aproveitar!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

IPVA 2026: Calendário de Pagamento e Como Ter Desconto

O ano de 2026 começa com o pé no acelerador para os proprietários de veículos. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já bate à porta, e os calendários de pagamento começam a vencer logo na primeira quinzena de janeiro. Para quem deseja aliviar o bolso, o segredo é o planejamento antecipado para aproveitar os descontos de cota única oferecidos pelos estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como Garantir Desconto no IPVA 2026?

A maioria dos estados brasileiros oferece um incentivo para quem quita o imposto à vista. Em primeiro lugar, verifique o desconto da Cota Única, que costuma variar entre 3% e 20% dependendo da região. O pagamento à vista, geralmente vence em janeiro, e é a melhor opção para quem tem reserva financeira, pois o desconto é maior que o rendimento da poupança.

O parcelamento, permite que estados como SP e RJ, ofereçam até 10 vezes, mas sem o desconto da cota única.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calendário IPVA 2026: Onde Consultar?

Os calendários são definidos pelas Secretarias de Fazenda (SEFAZ) de cada estado e geralmente seguem o final da placa do veículo. O pagamento começa em 11 de janeiro para placa final 1. Oferece desconto de 3% na cota única. O Rio de Janeiro (RJ): Calendário inicia em meados de janeiro, com desconto de 3% para pagamento integral.

Minas Gerais (MG): Um dos calendários mais buscados, com vencimentos a partir de janeiro e desconto de 3%. Vale lembrar: Muitos estados, como RS e PR, oferecem descontos adicionais para bons motoristas (sem multas) ou para quem pede CPF na nota fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Emitindo a Guia de Pagamento

A Receita Estadual não envia mais boletos físicos para as casas dos contribuintes. Portanto, todo o processo é digital: Acesse o site da SEFAZ do seu estado ou o portal do DETRAN; Informe o número do RENAVAM e a placa do veículo; Escolha a opção de pagamento (Cota Única ou Parcelado); Gere o boleto ou utilize o Pix, que tem sido a forma mais rápida de compensação.

Dica de Ouro do FDR

Cuidado com golpes! Criminosos criam sites falsos que imitam as páginas oficiais da SEFAZ para roubar pagamentos via Pix. Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro.

Sair da versão mobile