Ministério da Saúde em alerta: Intoxicações por metanol sobem no Brasil. Mortes e casos investigados em SP, PR, PE e MT. Acompanhe o boletim.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (19) um novo boletim sobre casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas. O relatório traz um panorama atualizado da situação em todo o país, com um número crescente de mortes e casos registrados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o país registra 97 casos confirmados, com 62 já com óbito e 35 ainda em fase de investigação. Um total de 772 suspeitas foram descartadas após análise das autoridades. A situação exige atenção redobrada e medidas de prevenção, dada a gravidade das consequências da intoxicação por metanol.
O estado de São Paulo é o mais afetado, com 48 casos confirmados e cinco em investigação. A tragédia se manifesta com nove óbitos, todos registrados no estado. Adicionalmente, 511 notificações de intoxicação foram descartadas pelas autoridades paulistas, demonstrando a amplitude do problema.
Além do estado de São Paulo, outros estados também enfrentam a crise. Três óbitos foram confirmados no Paraná, três em Pernambuco e um em Mato Grosso. Outros 10 óbitos estão sob análise, com cinco em São Paulo, quatro em Pernambuco e um em Minas Gerais.
A investigação busca identificar as causas e os responsáveis por essa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A análise dos casos confirmados revela a distribuição geográfica da intoxicação por metanol. Seis casos foram confirmados no Paraná, cinco em Pernambuco, dois em Mato Grosso e um no Rio Grande do Sul. Os casos suspeitos estão sendo investigados em Pernambuco (12), no Piauí (5), no Mato Grosso (6), no Paraná (2), na Bahia (2), em Minas Gerais (1) e no Tocantins (1), buscando determinar a origem do metanol e os fatores que contribuíram para a intoxicação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!