Intoxicações por metanol alarmam: Ministério da Saúde registra aumento de casos no Brasil. São Paulo lidera com 9 confirmações e 9 sob investigação. 15 mortes confirmadas
O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (31), um boletim sobre o aumento de casos de intoxicação por metanol em diversos estados brasileiros. A situação exige atenção e medidas urgentes para conter o avanço da crise sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, 45 registros estão em análise no país. São Paulo lidera o número de casos, com 9 confirmados e 9 sob investigação. Outros estados também apresentam notificações suspeitas: Pernambuco (20), Piauí (5), Paraná (4), Mato Grosso (2), Rio de Janeiro (2), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1).
O total de casos confirmados no Brasil até o momento é de 59. A concentração maior está em São Paulo, que registra 46 confirmações. A capital paulista foi o local onde foi identificada a adulteração de bebidas com o uso de material contaminado por metanol, especificamente álcool combustível adulterado com a substância.
O esquema fraudulento foi descoberto em 17 de outubro. Além de São Paulo, outros estados também confirmaram casos, como Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).
O Ministério da Saúde informou que 682 notificações foram descartadas como não relacionadas à intoxicação por metanol. Até o momento, 40 mortes suspeitas foram descartadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As mortes confirmadas até o momento somam 15, com 9 ocorrências em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Há também 6 óbitos em investigação, com 2 casos em São Paulo e Pernambuco e 1 caso cada em Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!