Intoxicação por Metanol na Bahia: Homem Morre, Busca por Antídoto Intensifica-se

Intoxicação por metanol na Bahia: vítima fatal em Ribeira do Pombal. A Sesab confirmou o óbito de homem de 31 anos após consumo de bebida contaminada.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Intoxicação por Metanol na Bahia: Vítima Adiciona-se ao Número de Mortos

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou neste sábado (3) que uma das sete pessoas intoxicadas em decorrência do consumo de bebida alcoólica contaminada faleceu. O indivíduo, identificado como um homem de 31 anos residente em Ribeira do Pombal, município do interior baiano, sucumbiu na última sexta-feira (2).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A morte foi confirmada pelo Instituto Couto Maia, que transferiu os pacientes mais graves para tratamento em Salvador.

Situação das Vítimas

De acordo com a Sesab, quatro das vítimas receberam atendimento na rede de saúde local e foram autorizadas a retornar para casa. Três pacientes, em estado mais crítico, foram encaminhados para o hospital da capital baiana, onde permanecem internados, juntamente com o homem que faleceu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vítimas apresentaram sintomas como vômitos, náuseas, tonturas, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva.

Investigação e Tratamento

Uma perícia técnica identificou a presença de metanol em bebidas destiladas consumidas pelas vítimas. Análises laboratoriais confirmaram a presença do mesmo composto no sangue dos pacientes. A Sesab, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal, implementou o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para casos de intoxicação por metanol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Reforço no Abastecimento de Antídoto

Diante do episódio, o Ministério da Saúde enviou uma remessa de 100 unidades do antídoto fomepizol para a Bahia. A rede estadual já havia recebido 318 ampolas de etanol e 206 unidades de fomepizol. O Ministério da Saúde informa que todos os estados brasileiros estão abastecidos com os insumos necessários para o tratamento e mantém monitoramento ativo das notificações de intoxicação por metanol através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Sair da versão mobile