Intervenção nos EUA Impacta Preços do Petróleo e Futuros Caem

Preços do petróleo caem com intervenção nos EUA. Brent e WTI sobem a pato! Trump e Maduro em diálogo? Análise do mercado e futuro da produção venezuelana.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Preços do Petróleo Caem Após Intervenção nos EUA

Os preços do petróleo registraram queda nesta segunda-feira (5), em um cenário influenciado pela intervenção militar nos Estados Unidos na Venezuela e pelo anúncio de Washington de que pretende explorar os recursos petrolíferos do país. Por volta das 9h05 GMT (6h05 em Brasília), o preço do barril de Brent do Mar do Norte, com vencimento em março, diminuía 1,12%, atingindo os 60,07 dólares (330 reais).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paralelamente, o barril de West Texas Intermediate, com vencimento em fevereiro, apresentava queda de 1,22%, situando-se em 56,62 dólares (307 reais).

A captura do presidente Nicolás Maduro, em meio à intervenção, gerou reações e expectativas no mercado. A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estar aberta ao diálogo com o governo Trump, defendendo uma relação equilibrada e respeitosa com os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, segundo analistas, pode reduzir o risco de um embargo prolongado às exportações de petróleo venezuelano, que poderá, em breve, circular livremente fora do país.

A Venezuela possui as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo, porém, sua produção atual é baixa, em torno de um milhão de barris por dia. Para aumentar a produção, especialistas apontam que os investimentos necessários são significativos e demandarão um período prolongado, possivelmente anos, para serem realizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Segundo Bjarne Schieldrop, analista da SEB, “Isto reduz o risco de um embargo prolongado às exportações de petróleo venezuelano, que em breve poderá circular livremente fora da Venezuela”. Arne Lohmann Rasmussen, analista na Global Risk Management, complementa que “para aumentar a produção ‘as necessidades de investimento são enormes’ e serão necessários ‘anos’”.

Sair da versão mobile