O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciará a aplicação da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em esquema de dose única, em três municípios: Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP). A iniciativa, com início previsto para 17 de janeiro em Maranguape e Nova Lima, e 18 de janeiro em Botucatu, tem como objetivo avaliar a eficácia da vacina em pelo menos 50% da população residente nesses locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O público-alvo prioritário será composto por indivíduos na faixa etária de 15 a 59 anos.
Primeiro Lote e Profissionais de Saúde
O primeiro lote da vacina, proveniente de um total de 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan, também será destinado aos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, especificamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Saúde informou que essa estratégia utilizará uma parte das primeiras doses disponibilizadas.
Expansão da Vacinação
Com o aumento da produção de doses, resultado da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a estratégia de vacinação será gradualmente expandida para todo o país. O plano inicial é começar com a população de 59 anos de idade, avançando posteriormente para o público de 15 anos, de acordo com a disponibilidade das doses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Eficácia da Vacina
O Instituto Butantan divulgou que a vacina pode auxiliar na redução da quantidade de vírus em pessoas infectadas, além de manter a eficácia contra os diferentes genótipos do vírus da dengue que circulam no Brasil. Essa conclusão foi baseada em uma pesquisa publicada na revista The Lancet Regional Health – Americas.
Estudo sobre Baixas Cargas Virais
A pesquisa analisou amostras de 365 voluntários que apresentaram sintomas de dengue entre 2016 e 2021, em 14 estados brasileiros. O estudo comparou os dados dos grupos vacinados e dos não vacinados. Apesar de algumas pessoas terem sido infectadas após a vacinação, a carga viral nos vacinados foi significativamente menor do que em participantes não imunizados.
Os pesquisadores avaliaram que isso demonstra a eficácia da vacina em induzir uma resposta imune e diminuir a replicação do vírus nas células.
Aprovação e Resultados do Ensaio Clínico
A vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após análise de dados de 5 anos de acompanhamento de 16.000 voluntários participantes do ensaio clínico. No público de 12 a 59 anos, a vacina apresentou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra a dengue grave e com sinais de alarme.
