INSS: Evite o bloqueio do benefício! Descubra como a prova de vida mudou e confira se seu benefício está em dia. Saiba quem precisa fazer a prova pessoalmente
A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por mudanças significativas, e atualmente a grande maioria dos segurados não precisa mais comparecer pessoalmente a um banco para realizar essa verificação anual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, o INSS realiza essa verificação automaticamente, cruzando dados oficiais. O sistema identifica movimentações do segurado em bases de dados governamentais, considerando ações como:
Quando o INSS encontra essas movimentações no período de 12 meses, a prova de vida é automaticamente validada.
Apesar da automatização, nem todos os segurados estão cobertos pelo novo sistema. Ainda podem ser solicitados a fazer a prova de vida pessoalmente aqueles que:
Nesses casos, o INSS pode enviar uma notificação (por extrato do benefício, Meu INSS ou pela Central 135) pedindo que o segurado regularize a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a automatização, alguns cuidados são essenciais para garantir que seu benefício não seja suspenso:
Existem formas simples de verificar se sua prova de vida está em dia:
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!