Em 2026, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua a exigir a Prova de Vida para seus beneficiários. Apesar de muitas situações já automatizarem o processo, é crucial que os segurados estejam atentos às novas regras. O INSS utiliza o cruzamento de dados com outras fontes governamentais para confirmar a vida do indivíduo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Funciona a Prova de Vida em 2026
O INSS analisa informações de bancos de dados públicos. Se você realizou alguma das seguintes ações nos últimos 10 meses, sua prova de vida foi automaticamente confirmada: Vacinação (registro em postos de saúde), Votação em eleições, Consultas Médicas (atendimento pelo SUS ou perícias no INSS), Renovação de Documentos (RG, CNH ou Passaporte, e) Movimentação Digital (acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro ou transações bancárias presenciais.
O Que Acontece se o INSS Não Encontra Seus Dados?
Caso o INSS não consiga confirmar a vida do beneficiário através do cruzamento de dados, o segurado receberá uma notificação pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou por meio de carta. O indivíduo terá 60 dias para regularizar a situação. Não se desespere, pois existem duas formas de resolver o problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Realizar a Prova de Vida pela Internet
É possível realizar a prova de vida pela internet. Primeiro, baixe e acesse o aplicativo Meu INSS. Após logar, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de Vida”. Na tela “Histórico de Prova de Vida”, selecione a “Prova de Vida pendente”.
Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”. Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial. Após o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”. Na tela de Autorização, o status da Prova de Vida mudará para “Autorizado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.
Alerta Contra Golpes em 2026
O INSS alerta: o órgão nunca entra em contato solicitando informações pessoais, fotos, documentos ou biometria através do WhatsApp. Golpistas utilizam a desculpa da “Prova de Vida 2026” para obter senhas do Gov.br. Se alguém solicitar dados, desligue imediatamente a ligação. Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com
