INSS alerta: Aposentados e pensionistas têm prazo para contestar descontos indevidos! Não perca a chance de recuperar valores. Consulte como!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta: se você notou descontos não autorizados em seus extratos de pagamento nos últimos anos, o tempo para garantir o seu ressarcimento está se esgotando. O prazo final para contestar cobranças irregulares é 14 de fevereiro de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo Federal confirmou a data limite para que aposentados e pensionistas possam reivindicar o dinheiro que foi descontado indevidamente de suas aposentadorias. A medida visa beneficiar milhões de segurados que foram vítimas de cobranças irregulares feitas por associações e entidades sem autorização prévia.
Podem se beneficiar do ressarcimento todos os segurados que sofreram descontos associativos entre março de 2020 e março de 2025 e que não autorizaram a filiação à entidade que realizou a cobrança. Além disso, aqueles que já possuem processo na Justiça, mas aceitarem desistir da ação para aderir ao acordo administrativo, recebendo o dinheiro de forma mais rápida, também têm direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pessoas com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas tiveram o processo de contestação iniciado automaticamente pelo INSS, mas ainda precisam realizar a adesão ao acordo para liberar o pagamento. Essa é uma oportunidade crucial para garantir o seu direito ao ressarcimento.
O processo de contestação pode ser feito sem sair de casa, através do aplicativo ou site Meu INSS. Siga estes passos:
Cuidado com golpes! O INSS alerta que por WhatsApp, SMS ou e-mail pedindo dados pessoais ou enviando links para ressarcimento. Todo o procedimento deve ser feito pelos canais oficiais: Meu INSS, site gov.br/inss ou Central 135. Nas agências dos Correios, o atendimento é assistido e gratuito em mais de 5 mil unidades pelo país.
Não deixe para a última hora! O prazo de 14 de fevereiro é a sua oportunidade de recuperar valores que foram retirados injustamente de sua aposentadoria com correção pelo IPCA.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!