Inmet Projeta Chuvas Intensas e Temperaturas Extremas no Brasil Durante o Verão de 2026

Inmet projeta chuvas acima da média no Brasil neste verão. Norte e Sul do país sob risco de precipitações intensas. Verão 2026 terá clima instável.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Previsão de Chuvas e Temperaturas para o Verão no Brasil

O verão no Hemisfério Sul inicia-se neste domingo (21) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta condições climáticas com potencial para chuvas acima da média em grande parte das regiões Norte e Sul do país. Pequenas áreas do Nordeste e do Centro-Oeste também podem registrar precipitações acima do normal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estação se estenderá até o dia 20 de março de 2026.

Na região Norte, a maior parte dos estados deverá enfrentar mais chuvas e temperaturas elevadas. Exceto pelo sudeste do Pará e o estado do Tocantins, que podem apresentar volumes de chuva abaixo da média histórica. A temperatura média do ar prevista indica valores acima da média climatológica no Amazonas, centro-sul do Pará, Acre e Rondônia, podendo atingir 0,5°C ou mais acima da média histórica do período (Tocantins).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No norte do estado do Pará e nos estados do Amapá, Roraima e norte do Pará, as temperaturas devem se aproximar da média histórica. A região Sul apresenta condições favoráveis a chuvas acima da média histórica em todos os estados, com os maiores volumes previstos para as mesorregiões do sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com acumulados até 50 mm acima da média histórica do trimestre.

Para a temperatura, as previsões indicam valores predominantemente acima da média durante os meses do verão, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, chegando até 1°C acima da climatologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Na Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média climatológica em praticamente toda a região, com destaque para a Bahia, centro-sul do Piauí e maior parte dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os volumes previstos são de até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre.

Por outro lado, são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará. Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva devem ficar acima da média histórica somente no setor oeste do Mato Grosso.

Já no estado de Goiás, predominam volumes abaixo da média climatológica do período. Para o restante da região, são previstos volumes próximos à média histórica. As temperaturas previstas devem ter predomínio de valores acima da média climatológica nos próximos meses, com desvios de até 1°C acima da climatologia na faixa central da região.

Sair da versão mobile