Inmet projeta chuvas acima da média no Sul e Norte do Brasil, com temperaturas elevadas até março/2026. Alerta para Sul e Norte!
A estação do aumento das temperaturas no Hemisfério Sul iniciou-se no domingo, 21 de janeiro de 2024, e se estenderá até o dia 20 de março de 2026. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta um período de chuvas acima da média para diversas regiões do Brasil, principalmente no Norte e Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa mudança climática é resultado da posição da Terra em relação ao Sol, que alonga os dias em relação às noites, intensificando a instabilidade atmosférica.
No Norte, a maioria dos estados deve registrar volumes de chuva significativamente maiores do que a média histórica. As temperaturas podem subir até 0,5°C acima da média, com exceções no sudeste do Pará. Em áreas como Amazonas, Acre, Rondônia e o centro-sul do Pará, a precipitação pode ficar abaixo do esperado.
No Sul, o Inmet prevê condições favoráveis a chuvas acima da média em todos os estados, com acumulados de até 50 mm acima da média do trimestre, especialmente nas mesorregiões do sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. As temperaturas também podem subir até 1°C, principalmente no oeste gaúcho.
Já no Nordeste, a previsão é de chuvas abaixo da média na maior parte da região, com volumes até 100 mm inferiores ao esperado, em áreas como Bahia, centro-sul do Piauí e Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará podem registrar chuvas próximas ou acima da média.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Centro-Oeste, apenas o oeste de Mato Grosso deve ter precipitação acima da média. Em Goiás, a previsão indica volumes inferiores ao padrão histórico, enquanto o restante da região deve ficar próximo da normalidade. As temperaturas tendem a ficar acima da média, com desvios de até 1°C na faixa central.
No Sudeste, o cenário também é de chuvas abaixo da média, com acumulados que podem ficar até 100 mm inferiores ao padrão do trimestre, concentrados no centro do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. As temperaturas devem permanecer elevadas, com até 1°C acima da média.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!