Previsão do Tempo para o Verão 2025-2026: Chuvas Acima da Média em Várias Regiões
O verão no Hemisfério Sul iniciará no domingo, 21 de dezembro de 2025, conforme projeções do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão indica um aumento nas chuvas em grande parte do Brasil, com áreas do Norte e Sul do país apresentando volumes acima da média histórica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Regiões como o Nordeste e o Centro-Oeste devem ter poucas áreas com precipitação acima da média.
Na região Norte, a maior parte dos estados deverá registrar mais chuvas e temperaturas elevadas. Destacam-se exceções, como o sudeste do Pará e o Tocantins, onde os volumes de chuva podem ser inferiores à média histórica. A temperatura máxima prevista no Tocantins pode atingir 0,5°C acima da média do período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na região Sul, espera-se que as chuvas se mantenham acima da média histórica em todos os estados, com os maiores volumes concentrados nas mesorregiões do sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, podendo atingir acumulados de até 50 mm acima da média trimestral.
A temperatura também deve apresentar valores acima da média, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul, podendo elevar-se em até 1°C em relação à climatologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O Nordeste deve apresentar chuvas abaixo da média climatológica, principalmente nos estados da Bahia, centro-sul do Piauí e na maior parte de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os volumes previstos são de até 100 mm abaixo da média histórica. Por outro lado, o centro-norte do Maranhão, o norte do Piauí e o noroeste do Ceará devem ter chuvas próximas ou acima da média.
Na região Centro-Oeste, espera-se que os volumes de chuva se mantenham acima da média histórica apenas no setor oeste do Mato Grosso. Já o estado de Goiás deve apresentar volumes abaixo da média climatológica. O restante da região terá volumes próximos à média histórica.
As temperaturas previstas devem ter predomínio de valores acima da média climatológica, com desvios de até 1°C acima da climatologia na faixa central da região.
A Região Sudeste deve registrar chuvas abaixo da média climatológica, com volumes até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre. As áreas de Minas Gerais (centro do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte) devem apresentar menor incidência de chuvas.
A temperatura deve ter valores acima da média em até 1°C, conforme estimativas do InMet.
O período de verão se estenderá até o dia 20 de março de 2026. Além do aumento da temperatura, o verão é caracterizado por mudanças rápidas nas condições climáticas, incluindo chuvas intensas, ocorrência de granizo, ventos fortes e descargas elétricas.
A maior exposição do Hemisfério Sul ao Sol contribui para a elevação da temperatura em todo o país.
As chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste são influenciadas pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) é o principal sistema responsável pelas chuvas.
Em média, os maiores volumes de precipitação devem ser observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com totais entre 700 e 1100 milímetros.
