O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas meteorológicos nesta terça-feira (30). Um alerta laranja, de “perigo de tempestade”, foi emitido para o último dia de ano, abrangendo áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O alerta laranja indica a possibilidade de ventos fortes, com potencial para causar queda de granizo, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Alerta de Tempestade em Várias Regiões
O alerta laranja se estende por grande parte de São Paulo, incluindo a região metropolitana, o litoral sul, o Vale do Paraíba Paulista, cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. No Rio de Janeiro, o alerta se concentra na região metropolitana e na Baixada Fluminense. O mesmo nível de alerta foi estabelecido para Minas Gerais e o Distrito Federal, além de áreas de Goiás e Mato Grosso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta Vermelho para Onda de Calor
Paralelamente, um alerta vermelho, de “perigo de onda de calor”, entrou em vigor às 9h desta terça-feira e se estenderá até o início da noite de quarta-feira (31). Este alerta abrange grande parte do estado do Rio de Janeiro, com temperaturas máximas podendo atingir 35ºC, e a maior parte do estado de São Paulo, com máximas de 30ºC. A área também inclui o sul e o oeste de Minas Gerais, o sul do Espírito Santo, o leste de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.
Recomendações do Inmet
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Alerta Amarelo para Chuvas Intensas
Além dos alertas laranja e vermelho, um alerta amarelo, de “perigo potencial de chuvas intensas”, foi emitido para praticamente todo o restante do país. Este alerta indica a possibilidade de ventos de até 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e corte de energia.
