Inmet emite alertas de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil até sexta-feira (19). Alertas em amarelo e laranja indicam risco de precipitações de até 100mm/dia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou atualizações em seus alertas de chuvas para diversas regiões do Brasil. As informações indicam a previsão de chuvas até a manhã de sexta-feira (19), com a possibilidade de precipitações que podem atingir 100 milímetros por dia em algumas áreas, acompanhadas de risco potencial ou elevado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O instituto emitiu alertas em amarelo e laranja, indicando diferentes níveis de perigo.
O alerta amarelo, que sinaliza perigo potencial, foi emitido para as seguintes áreas: Goiás: Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste Goiano; Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce; Pará: Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas; Tocantins: Ocidental e Oriental do Tocantins; Maranhão: Oeste, Leste, Sul, Centro e Norte Maranhense; Mato Grosso: Centro-Sul, Nordeste, Sudeste, Norte, Pantanais e Madeira-Guaporé; Mato Grosso do Sul: Centro Norte, Leste e Sudoeste; Espírito Santo: Central, Noroeste, Sul e Litoral Norte; Piauí: Centro-Norte, Sudoeste, Norte e Sudeste Piauiense; Amazonas: Centro, Sudoeste, Sul e Norte Amazonense; Roraima: Norte e Sul de Roraima; Rio de Janeiro: Sul, Noroeste, Centro, Baixadas e Metropolitana do Rio de Janeiro; São Paulo: Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba Paulista, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo; Bahia: Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia.
O alerta laranja, que indica risco maior de chuvas intensas, abrange as seguintes regiões: Goiás: Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste Goiano; Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Noroeste e Norte de Minas; Pará: Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas; Tocantins: Ocidental e Oriental do Tocantins; Maranhão: Oeste, Sul, Leste e Centro; Mato Grosso: Nordeste, Norte, Sudeste e Centro; Mato Grosso do Sul: Leste e Centro Norte; Amazonas: Centro, Sudoeste, Sul e Norte Amazonense; Piauí: Sudoeste.
O Inmet ressalta que, em caso de rajadas de vento, é crucial evitar se abrigar sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda. Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro de energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!