Inmet emite alerta máximo por temporais com risco de granizo no Sul do Brasil

Inmet emite aviso de severidade máxima no Sul por causa de chuvas intensas, ventos fortes e granizo até 23h59 de 9 de dezembro. Risco de danos e temporais no RS

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de severidade máxima para a região Sul durante toda a terça-feira, 9 de dezembro de 2025. O alerta permanece válido até as 23h59 da mesma data.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsão do Tempo e Riscos

O Inmet projeta chuvas intensas, com potencial de ultrapassar 60 milímetros por hora ou acumulados superiores a 100 milímetros em um único dia. Além disso, há previsão de ventos fortes, acima de 100 quilômetros por hora, e a possibilidade de ocorrência de granizo.

O boletim destaca um risco elevado de danos em edifícios, interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em plantações, queda de árvores, alagamentos e dificuldades no tráfego rodoviário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recomendações de Segurança

O Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos, proteger documentos em sacos plásticos e buscar abrigo em locais seguros quando houver sinais de perigo iminente.

É aconselhável consultar informações da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) para obter orientações específicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Impactos das Tempestades

Já foram registrados danos significativos em cidades da Serra Gaúcha. Em Flores da Cunha, moradores relataram destelhamentos e prejuízos em residências e estruturas comunitárias. A Linha 80, Travessão Alfredo Chaves e áreas próximas a Nova Pádua também sofreram impactos, afetando igrejas e edifícios públicos.

Vinícolas, galpões e instalações produtivas também foram atingidos pelas fortes chuvas. A queda de árvores causou bloqueios temporários na rodovia ERS-122 entre Caxias do Sul e Flores da Cunha.

Análise do Clima

Segundo a consultoria Metsul, a instabilidade climática é influenciada por um ciclone intenso. A formação da área de baixa pressão no Nordeste da Argentina, iniciada na segunda-feira (8 de dezembro), dará origem a um ciclone no oeste gaúcho, próximo a Uruguaiana, durante a primeira metade da terça-feira.

A previsão é que o sistema avance para o oceano durante a terça-feira, mantendo o tempo fechado e com risco de novos temporais no Rio Grande do Sul, com possibilidade de granizo, rajadas intensas e descargas elétricas. A temperatura deve apresentar queda à tarde.

Na quarta-feira (10 de dezembro), mesmo com o ciclone já sobre o mar, a instabilidade continua: a chuva enfraquece na metade oeste do Estado, enquanto os temporais tendem a se concentrar na faixa leste, ainda com vento forte em áreas amplas.

Sair da versão mobile