Inmet emite alerta laranja por chuvas intensas no Nordeste e Centro-Oeste. Alertas também para baixa umidade no Centro-Oeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível laranja para diversas áreas do Brasil devido a chuvas intensas previstas para esta sexta-feira, 21. O aviso se estende até a manhã de sábado, 22, e afeta principalmente o Nordeste e o Centro-Oeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As condições climáticas incluem precipitação com intensidade de 30 a 60 milímetros por hora, podendo atingir até 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes, entre 60 km/h e 100 km/h.
Os estados sob aviso laranja são: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A previsão inclui riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Adicionalmente, o Inmet emitiu dois alertas amarelos para chuvas intensas em 18 estados brasileiros. Esses avisos, de “perigo potencial”, indicam condições climáticas relativamente mais amenas, com estimativas de precipitação de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos entre 40 km/h e 60 km/h.
Os riscos associados a danos e prejuízos, como alagamentos e quedas de árvores, são considerados menores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os estados sob aviso amarelo são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.
Simultaneamente, o Inmet emitiu um alerta amarelo para a baixa umidade relativa do ar no centro do país, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O órgão ressalta um baixo risco de incêndios florestais e um risco reduzido para a saúde.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendam que a população adote as seguintes medidas: beba bastante líquido, evite esforços físicos nas horas mais secas, minimize a exposição ao sol durante as horas mais quentes e procure informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!