IPCA-15: Inflação alta em dezembro, mas com expectativa de queda em 12 meses. Economia americana mostra resiliência com projeção de PIB.
Acompanhamos a divulgação da última leitura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) nesta terça-feira, 23 de dezembro. A expectativa mediana aponta para um aumento de 0,30% no mês, com um acúmulo de 4,40% em 12 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pressão inflacionária nos serviços, impulsionada pelos preços elevados em passagens aéreas, é um fator relevante. Contudo, a expectativa é que os preços de alimentos e bens industriais, influenciados pelos descontos da Black Friday, ajudem a moderar o avanço do índice.
Preços administrados devem apresentar uma leve alta, com impacto de reajustes em planos de saúde. Em contrapartida, a deflação em energia elétrica e gasolina tende a contribuir para conter a inflação no mês.
Para o IPCA completo de dezembro, a projeção é de uma variação próxima de 0,40%, o que reduziria a inflação em 12 meses de 4,46% para aproximadamente 4,37%, mantendo-se dentro da meta estabelecida.
Nos Estados Unidos, a atenção se volta para a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. A expectativa mediana indica um crescimento anualizado de 3,3%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este resultado, inferior ao crescimento de 3,8% registrado no segundo trimestre, demonstra a resiliência da economia americana, apesar dos juros elevados e da política monetária restritiva.
Os contratos futuros dos índices americanos e as cotas do Exchange Traded Fund (ETF) EWZ iShares MSCI Brazil, negociados em Nova York, iniciam o pregão com uma leve alta, impulsionada pelas perspectivas positivas para o PIB americano.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!