Infectologista Marcus Lacerda Nomeado Diretor do TDR da OMS
O infectologista brasileiro Marcus Lacerda foi nomeado diretor do TDR (Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais), da Organização Mundial da Saúde (OMS), na data de 16 de janeiro de 2026. Esta nomeação representa o segundo caso de um pesquisador brasileiro a ocupar o cargo no programa internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pesquisas em Doenças Tropicais
Lacerda concentra suas pesquisas na malária, com foco particular no manejo e na eliminação do Plasmodium vivax, um dos parasitas responsáveis pela doença. Suas atividades de pesquisa também abrangem estudos sobre HIV, histoplasmose, arboviroses, acidentes ofídicos e COVID-19, além de outras doenças emergentes.
Formação e Atuação Acadêmica
O infectologista possui formação em medicina pela Universidade de Brasília (UnB) e especialização em infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, no Amazonas. Atualmente, Lacerda leciona no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e como professor adjunto da University of Texas Medical Branch.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele também atua como pesquisador especialista em Saúde Pública da Fiocruz.
Coordenação e Laboratório
Na Fiocruz, Lacerda coordena o Laboratório do Instituto de Pesquisas Clínicas Carlos Borborema, vinculado à Fiocruz Amazônia, em Manaus. O TDR, criado em 1975, é um programa internacional da OMS que apoia pesquisas, capacitação técnica e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento de doenças tropicais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Atuação do TDR
O programa reúne governos, universidades e organismos multilaterais, atuando principalmente em países de baixa e média renda, com foco em doenças negligenciadas e no fortalecimento da resposta dos sistemas nacionais de saúde. O TDR concentra seus esforços no apoio à pesquisa e no desenvolvimento de soluções para o combate às doenças tropicais.
