Coleta de Dados Avança na Segunda Etapa do Censo Escolar 2025
A segunda fase do “Censo Escolar 2025 – Situação do Aluno” teve início nesta quinta-feira, 19, com a coleta de dados em escolas públicas e privadas de educação básica. Todas as instituições devem registrar as informações através do Sistema Educacenso até o dia 30 de março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está conduzindo o levantamento para apurar dados cruciais sobre o movimento de alunos – incluindo transferências e abandono – e o rendimento escolar, que registra aprovações e reprovações.
A declaração da Situação do Aluno é um passo fundamental para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A precisão das informações de rendimento, juntamente com o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são essenciais para garantir a confiabilidade desse indicador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Censo Escolar, coordenado pelo Inep em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, abrange diversas modalidades de ensino, como o ensino regular, educação especial, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação profissional e tecnológica.
Os dados coletados servem como base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento de avaliações futuras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além disso, o Censo Escolar é uma ferramenta valiosa para que educadores e gestores escolares compreendam a realidade da educação básica no Brasil, em diferentes níveis – nacional, estadual, municipal e escolar. Indicadores como o Ideb, as taxas de rendimento e de fluxo escolar, e a distorção idade-série são calculados com base nos dados do Censo, permitindo o monitoramento e o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
