Resultados do Encceja 2025 Divulgados pelo Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou nesta terça-feira, 16, os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) referente ao ano de 2025. Os resultados estão disponíveis no Sistema Encceja, oferecendo um passo importante para indivíduos que desejam retomar seus estudos e obter a certificação nos níveis fundamental e médio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As provas foram aplicadas em agosto, abrangendo todo o território nacional. O Inep também disponibilizou os resultados das versões específicas do exame, incluindo a versão destinada a pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas, além das edições realizadas para brasileiros residentes no exterior.
Para ser certificado, o participante precisava alcançar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a cinco na redação. Caso o candidato tenha atingido a pontuação mínima apenas em algumas áreas, ele tem a opção de solicitar a Declaração Parcial de Proficiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa declaração permite que o indivíduo retome e realize, em futuras edições do exame, exclusivamente as disciplinas em que a nota exigida não foi alcançada.
O Encceja, iniciativa do Inep desde 2002, representa uma oportunidade voluntária e gratuita para jovens e adultos que buscam completar sua educação na idade apropriada. As provas avaliam as competências, habilidades e saberes adquiridos, tanto por meio de experiências formais quanto de vivências extracurriculares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Os resultados do exame são utilizados por secretarias de Educação e institutos federais como referência para a certificação dos participantes.
O Encceja desempenha um papel importante na implementação de políticas públicas e procedimentos que visam aprimorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Além disso, fornece dados e indicadores que subsidiam estudos sobre o sistema educacional nacional.
