Inep antecipa divulgação do gabarito do Enem 2025 e explica estratégia TRI

Inep divulga gabarito do Enem 2025 nesta quarta-feira! Saiba como acessar e confira detalhes sobre a metodologia do exame. #Enem #Inep #Sisu

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Divulgação Antecipada do Gabarito do Enem

O Inep comunicou que a divulgação do gabarito oficial para o Enem será realizada nesta quarta-feira, 19, às 10h (horário de Brasília). A medida visa otimizar o tempo dos estudantes no acesso às respostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os candidatos podem acessar o gabarito no site oficial do Inep. O material está estruturado por dia de aplicação, considerando as cores e os tipos de caderno utilizados na prova. O instituto detalhou que a decisão de antecipar a divulgação foi motivada por um incidente envolvendo a publicação de questões da prova de 2025 por um estudante.

De acordo com o Inep, a instituição emprega a Teoria da Resposta ao Item (TRI) na análise dos resultados. Essa metodologia exige a pré-testagem dos itens, permitindo que os estudantes tenham contato com questões que podem ser incluídas em futuras edições do exame.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Inep reiterou o compromisso com a isonomia, a lisura e a validade das provas de 2025. A nota oficial do instituto esclareceu que nenhuma questão foi repetida integralmente na divulgação observada nas redes sociais, apenas foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.

Os resultados individuais do Enem 2025 serão publicados em 16 de janeiro de 2026. A consulta poderá ser feita a partir da data, na Página do Participante do Enem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O espelho da redação estará disponível por 60 dias após a divulgação dos resultados, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). O documento também estará acessível na Página do Participante do Enem.

As notas do Enem são utilizadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fies, permitindo que os estudantes concorram a vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas.

Sair da versão mobile