A Indonésia autorizou a exportação de carne bovina de mais 14 frigoríficos brasileiros, o que eleva o total de plantas com permissão para vender ao país asiático a 52. Essa decisão representa um avanço significativo na participação do Brasil em um mercado estratégico da Ásia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (MAPA), Luís Rua, a Indonésia já havia concedido permissão para 21 frigoríficos no setembro do ano passado. O processo de habilitação, segundo o secretário, envolveu um trabalho conjunto e um processo de profissionalização crescente.
Entre os frigoríficos que receberam a autorização para exportar para a Indonésia, destacam-se três unidades da JBS, localizadas em Andradina (São Paulo), Anastácio (Mato Grosso do Sul) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Além da JBS, a Minerva, em Barretos (São Paulo), e a Zancheta, em Bauru (São Paulo), também foram autorizadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Tocantins conta com a Cooperfrigu, em Gurupi; Rondônia com a Distriboi, em Ji-Paraná; o Maranhão com o Fribal, em Imperatriz; o Pará com a Frigol, em São Félix do Xingu, e a Mercúrio, em Castanhal; Mato Grosso com o Frigorífico Pantanal, em Várzea Grande; Minas Gerais com a Primafoods, em Araguari; e o Acre com a Frisacre, em Rio Branco.
Com a ampliação do número de frigoríficos habilitados, o Ministério da Agricultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estimam que o estado do Acre exporte mais de US$ 50 milhões em proteína animal ao longo de 2026, contribuindo para o fortalecimento da pecuária local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A Indonésia, com seu grande mercado consumidor e crescente demanda por carne bovina, representa um pilar estratégico para o Brasil.
