Inundações atingem diversas regiões após alertas das autoridades sobre possíveis enchentes em rios.
Devido a fortes chuvas, o norte da Índia e o Nepal registraram um número alarmante de mortes, com pelo menos 63 pessoas falecendo, conforme informado pelas autoridades locais neste domingo (4). Inundações e deslizamentos de terra são eventos comuns durante a temporada de monções no sul da Ásia, mas especialistas alertam que as mudanças climáticas estão elevando a frequência, a intensidade e o impacto desses desastres naturais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No distrito indiano de Darjeeling, localizado no estado de Bengala Ocidental, “mais de 20 pessoas perderam a vida”, informou Harsh Vardhan Shringla, um deputado da Câmara Alta da Índia. As chuvas causaram o colapso de pontes e a destruição de estradas, segundo as autoridades.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, declarou que a situação está sendo monitorada de perto e expressou seu pesar pela “perda de vidas”.
A tempestade também atingiu o Nepal, onde pelo menos 43 pessoas morreram “em desastres causados pelas chuvas”, informou Shanti Mahat, porta-voz da autoridade nacional de gestão de riscos de desastres do país, à AFP.
Algumas regiões estão inundadas desde sexta-feira, o que levou as autoridades a emitirem alertas sobre possíveis enchentes em diversos rios. Os rios da capital, Katmandu, também transbordaram, inundando assentamentos localizados ao longo de suas margens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações da AFP
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!