Incêndio na COP30 em Belém interrompe negociações na Blue Zone. Incidente no estande da China é controlado. Sem vítimas. Discussões suspensas temporariamente.
Um incidente de incêndio causou interrupção nas atividades da Blue Zone, área central da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém. Até o momento, não há relatos de vítimas e o público presente no local foi removido com segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As discussões e negociações que estavam em andamento foram suspensas temporariamente.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, forneceu informações preliminares sobre o início do fogo. Segundo ele, o incidente começou na região do estande da China. As lonas utilizadas no pavilhão possuem tratamento antichamas, o que, segundo o ministro, contribuiu para evitar a rápida propagação das chamas.
A Blue Zone é a área designada para as atividades diplomáticas da COP30. É o espaço oficial administrado pela UNFCCC (Convênio das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), onde ocorrem as negociações técnicas e políticas entre os países, plenárias, a Cúpula de Líderes e a exposição dos pavilhões nacionais.
O acesso à Blue Zone é altamente restrito. Apenas delegações oficiais, chefes de Estado, equipes da ONU, observadores credenciados, algumas organizações não governamentais (ONGs) com credenciamento da ONU e a imprensa com credenciais da ONU podem entrar nessa área. É dentro da Blue Zone que os governos apresentam seus planos de negociação, formalizam acordos e discutem questões cruciais como financiamento climático, metas de emissões e a implementação do Acordo de Paris.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!