Inadimplência em crédito consignado privado atinge 35% de empresas, aponta Serasa Experian. Falhas sistêmicas e problemas no repasse de informações são causas.
Um levantamento da Serasa Experian aponta que 35% das empresas que oferecem crédito consignado privado estão inadimplentes. O estudo revela que aproximadamente uma em cada três companhias que atuam nessa modalidade apresentam atrasos nos pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a pesquisa, a principal razão para o atraso não reside na dificuldade financeira dos trabalhadores (tomadores). Em 65% dos casos, a inadimplência é atribuída a falhas operacionais ou sistêmicas nas próprias empresas e instituições financeiras.
As dificuldades mais frequentemente citadas incluem atrasos no repasse de informações entre o RH e a instituição financeira (30%), falhas na integração com o eSocial/Dataprev (22%) e erros no desconto em folha (13%).
Apenas 33% dos casos de inadimplência estão relacionados a problemas de pagamento por parte do funcionário, como a margem consignável comprometida ou o desligamento da empresa. Os 2% restantes são atribuídos a outros motivos.
O estudo identificou variações significativas na inadimplência por tipo de empresa. O comércio varejista lidera o índice com 48%, seguido pela indústria (38,6%) e serviços (32,4%).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regiões do Nordeste (42,1%) e Sudeste (33,3%) concentram a maior parte dos casos de inadimplência.
A pesquisa foi realizada online entre 12 de setembro e 6 de outubro de 2025, com a participação de 550 profissionais responsáveis pela gestão de benefícios e descontos em folha em todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 4,2 pontos percentuais.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!