Ex-Nadador Adriano Gomes de Lima, Ídolo Paralímpico, Falece aos 52 Anos
O Brasil perdeu um de seus maiores atletas paralímpicos com o falecimento de Adriano Gomes de Lima, ocorrido no sábado, dia 7. Adriano, que lutava contra um sarcoma – um tipo de câncer ósseo – desde 2024, tinha 52 anos. Sua trajetória esportiva é marcada por uma notável contribuição para o paradesporto brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O legado de Adriano se estende por seis edições dos Jogos Paralímpicos. Durante esse período, conquistou um ouro, cinco pratas e três bronzes, em eventos realizados em Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio (2016). Sua dedicação e talento foram cruciais para o desenvolvimento do esporte paralímpico no Brasil.
Em 2025, Adriano foi homenageado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em celebração aos seus 30 anos de existência. A homenagem reconheceu sua importância no crescimento do esporte paralímpico no país. “Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Digo que não é por acaso que o Brasil está sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante sendo feito no desenvolvimento do esporte paralímpico”, declarou Adriano na ocasião.
A paixão de Adriano pelo nado surgiu como parte de seu processo de reabilitação após um acidente em 2017, quando ele tinha 17 anos, após uma queda de um telhado durante uma obra. Essa experiência o impulsionou a buscar uma nova vida através do esporte, transformando-se em um exemplo de superação e determinação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
