Agentes do ICE no estado de Minnesota receberam novas instruções, divulgadas em 28 de abril, que enfatizam a necessidade de evitar confrontos com indivíduos identificados como “agitadores” durante a aplicação da política de imigração do governo Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas diretrizes, detalhadas pela agência de notícias Reuters, representam uma alteração significativa nas operações da agência.
Foco em Alvos Específicos
De acordo com as novas diretrizes, os agentes do ICE só devem abordar imigrantes que possuam antecedentes criminais ou tenham sido condenados. Essa mudança visa reduzir o potencial de conflitos e reações negativas, como as que ocorreram em cidades americanas, incluindo Minneapolis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Instruções Detalhadas para Agentes
O e-mail divulgado por um alto funcionário do ICE instrui explicitamente: “NÃO SE COMUNIQUE NEM INTERAJA COM AGITADORES”. A comunicação deve ser restrita entre os agentes que emitem as ordens, evitando qualquer interação que possa intensificar a situação.
Os agentes receberão megafones para dar instruções ao público e devem verbalizar cada etapa do processo de prisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Apoio da Patrulha da Fronteira
O Departamento de Segurança Interna supervisiona o ICE, e o Departamento não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A Patrulha da Fronteira dos EUA apoiará as operações do ICE em Minnesota. A mudança de posição ocorre após meses de confrontos liderados por um oficial anterior.
Novas Diretrizes e Apoio da Patrulha da Fronteira
Marcos Charles, o principal funcionário da divisão de Operações de Execução e Remoção do ICE, estabeleceu as novas diretrizes. A Patrulha da Fronteira dos EUA apoiará as operações do ICE em Minnesota. A mudança de posição ocorre após meses de confrontos liderados por um oficial anterior.
As diretrizes indicam que os agentes podem consultar placas de veículos para identificar possíveis alvos, e que prisões podem ser realizadas se o proprietário registrado do veículo for um imigrante com histórico criminal. A agência poderá ter mais oportunidades de deter imigrantes liberados em liberdade condicional ou condicional, devido à maior cooperação de autoridades estaduais e locais em Minnesota.
