Ibovespa bate recordes em dia de alta; JPMorgan alerta sobre risco de recessão global. A alta do Ibovespa acompanha cenário internacional de incertezas.
O Ibovespa apresentou um desempenho notável na terça-feira (20), registrando recordes intradia e de fechamento. A sessão foi marcada por oscilações entre 163.574,67 e 166.467,56 pontos, com o índice finalizando em 166.276,90 pontos, um aumento de 0,87%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O volume financeiro negociado atingiu R$ 23,5 bilhões. Essa alta semanal consolida um ganho de 0,90% e eleva o desempenho mensal e anual para 3,20%.
A retomada dos negócios após o feriado, acompanhada de preocupações geopolíticas, influenciou o comportamento do mercado. A busca por diversificação em mercados emergentes, como o Brasil, foi impulsionada pelo diferencial de juros da taxa Selic, beneficiando a estratégia do *carry trade*. No cenário internacional, os principais índices de ações de Nova York registraram perdas significativas, com quedas de 1,76% no Dow Jones, 2,06% no S&P 500 e 2,39% no Nasdaq.
Ações de grandes empresas, como Petrobras (ON +0,85%; PN +0,37%), Vale ON (subiu 1,92%, a R$ 80,08) e os bancos Bradesco PN (+1,43%) e Santander Unit (+2,01%) foram os principais impulsionadores do Ibovespa. A TIM (+4,98%), C&A (+4,34%) e Telefônica Brasil (+3,97%) também se destacaram positivamente.
Por outro lado, ações como CSN (-3,04%) e Usiminas (-2,99%) apresentaram desempenho inferior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cenário internacional, com a queda dos índices de Nova York, e a expectativa pelo encontro entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, reacenderam discussões sobre a possível candidatura de Tarcísio à Presidência da República, com o apoio do ex-mandatário. O desempenho do Ibovespa reflete a dinâmica global e as perspectivas domésticas, com foco na política econômica e nos fluxos de investimento.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!