Ibovespa Abre com Queda e Dólar Avança
O Ibovespa iniciou a sessão desta segunda-feira, 29 de dezembro, com uma leve queda. Por volta das 10h27, o principal índice acionário registrava uma variação de -0,15%, situando-se em 160.650 pontos. A dinâmica do mercado acompanhou o movimento observado em outros mercados internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dólar Acompanha o Ibovespa
Simultaneamente, o dólar comercial também apresentou alta desde a abertura, impulsionado por fatores externos. Às 10h25, a moeda americana subia 0,63%, sendo negociada a R$ 5,579. O índice DXY, que mede a força do dólar em relação a uma cesta de moedas de países desenvolvidos, também registrou uma leve alta de 0,10%.
Liquidez Baixa no Mercado
O pregão se caracterizou por baixa liquidez, com poucos investidores ativos comprando e vendendo. O volume de operações foi inferior ao usual, o que pode gerar maior volatilidade nos preços dos ativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fatores Internos e Externos Influenciam o Mercado
A dinâmica do mercado foi influenciada por fatores internos, como a remessa de lucros e dividendos para o exterior, e por questões locais, incluindo a continuidade da tendência de queda no mercado de trabalho, conforme dados do Caged. A expectativa para o IPCA no próximo ano se manteve em 4,32%, abaixo do teto da meta de 4,5%.
Projeções para 2026 e Dados Econômicos
Para o ano de 2026, a projeção de inflação também revisou-se para baixo, passando de 4,06% para 4,05%, em continuidade de uma queda semanal. A expectativa para a inflação em 2026 tem diminuído ao longo do mês. A ata da reunião do Federal Reserve (Fed) será divulgada nesta terça-feira, 30, e deve fornecer informações sobre a futura política monetária americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Caged e Dados do Fed
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho divulgará hoje os dados do Caged de novembro, que serão acompanhados de perto para avaliar os efeitos da política monetária sobre a economia. A divulgação da ata da reunião do Federal Reserve (Fed) também é aguardada nesta terça-feira, 30.
