Ibovespa Quebra Recorde e Dólar Cai: Decisão da Suprema Corte Impulsiona Mercado!

Dólar Cai e Ibovespa Quebra Recorde! Decisão da Suprema Corte impacta mercados. Acompanhe a reação e o que esperar do cenário financeiro.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Dólar Cai e Ibovespa Atinge Novo Recorde em Meio a Decisão da Suprema Corte

O dólar registrou nesta sexta-feira (20) uma queda de 0,98% no Brasil, fechando o dia a R$ 5,1759. Essa desvalorização se deve, em grande parte, à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que derrubou as tarifas de importação impostas pelo ex-presidente Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa também acompanhou o movimento, fechando em um novo recorde, atingindo a marca de 190.726,78 pontos, superando o patamar de 190,5 mil pontos alcançado nove dias antes.

A notícia da anulação das tarifas americanas gerou um impulso positivo no mercado financeiro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que assinaria um decreto com uma tarifa global de 10% com base na Lei de Comércio, buscando contornar a decisão da Suprema Corte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida, embora esperada, contribuiu para o avanço do Ibovespa e para o alívio no mercado de câmbio.

Apesar do cenário favorável, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos veio abaixo das expectativas, o que diminuiu o impacto positivo do índice. A leitura favorável do índice de confiança do consumidor americano, divulgado pela Universidade de Michigan, também impulsionou o apetite por ações na B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Segundo Matthew Ryan, head de estratégia de mercado da Ebury, a decisão da Suprema Corte sobre as tarifas de Trump “dificilmente será um grande divisor de águas para os mercados”. Ryan acredita que, mesmo com a possibilidade de volatilidade no curto prazo, a estratégia tarifária de Trump para o longo prazo não será prejudicada, desde que a Casa Branca consiga replicar o regime por meios alternativos.

Em paralelo, a desvalorização do dólar se intensificou. Analistas apontam que a preocupação com o impacto fiscal das tarifas, com o potencial de gerar um déficit no orçamento dos EUA e aumento da dívida, também influenciou o movimento.

O pessimismo entre os agentes do mercado financeiro brasileiro em relação ao desempenho do Ibovespa na próxima semana aumentou significativamente. Dados do Termômetro Broadcast Bolsa indicam que a maioria dos profissionais espera uma queda do índice, com uma diminuição nas estimativas de alta e estabilidade.

Sair da versão mobile